quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Mousse rápida de Avelãs (vegan)

Bem, estava eu muito bem depois de jantar um salteado de grão com cebola e salsichas caseiras de seitan (quando as voltar a fazer ponho cá a receita com fotos) e depois pensei cá para mim... o que vinha mesmo a calhar agora era uma sobremesa :X Mas queria algo rápido e se possível sem chocolates nem coisas dessas (até porque não tenho em casa, já de propósito!). Então pensei que ainda tinha um pacote de avelãs aberto (tentei fazer uma mousse com elas de um blog inglês e que correu relativamente mal devido aquelas medidas ranhosas ^^') e pensei em usá-las para fazer outra mousse... mas desta vez com as minhas ideias. Sinceramente nem esperava que ficasse tão bom para por cá, mas surpreendeu-me!

Já agora, claramente agora não é hora de jantar, mas assim isto posta automaticamente e a uma hora mais jeitosa do que quando escrevi isto!

Esta receita dá para 2 a 3 pessoas (mas aumenta-se a quantidade facilmente). Não vou usar medidas específicas porque fiz um pouco "ao calhas" mas penso que é perceptível.

Ingredientes:
  • Avelãs ou outro fruto seco (amêndoas, amendoins, etc)
  • Tofu
  • 1 iogurte de soja natural
  • Açúcar a gosto
  • Água

Preparação:
Num recipiente próprio para usar a varinha mágica colocam-se dois punhados de avelãs (ou outro fruto seco) e levam-se a aquecer no microondas na potência máxima durante 1 minuto. Depois de quentes reduzem-se a farinha com a varinha mágica (quanto menos grumos, ou pedaços melhor).

Deita-se um pedaço de tofu (assim também um punhado) por cima da farinha e também o iogurte de soja. Incorpora-se bem com a varinha mágica.

Depois é colocar açúcar a gosto (pus umas 2 a 3 cl de sopa de açúcar amarelo) e juntar água até ficar com a consistência desejada.

Eu servi logo porque tanto o tofu como o iogurte e a água estavam frescas, mas pode-se colocar no frigorífico. Talvez porque não tenho muita paciência a mousse fica assim com uns pequenos pedaços, quase farinha, apenas um pouco maiores, mas eu não me importo porque o sabor compensa :)

4 comentários:

  1. Deve ser uma verdadeira delicia!
    Já estou tomando nota!
    Vai ser dificil parar de comer!
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  2. Que delícia!Estás-me a tentar!Queria reservar o tofu que tenho cá em casa para um prato principal, mas estas tuas sobremesas estão a fazer-me olhinhos!E ainda por cima rápidas de fazer!Adorei!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida
    Gosto muito do sabor da avelã... deve ficar gostoso!!!
    Bjs de paz

    ResponderEliminar
  4. Rute, eu sinceramente gosto bastante porque adoro o sabor da avelã :D mas acho que qualquer mousse com tofu é super rápida de fazer, aliás, fiz esta sexta uma de manga que ficou... bem, nem digo nada!

    Lina, ahahaha eu agora ando a comprar tofu ao quilo já a pensar que se faço um prato principal também vou querer uma sobremesa a seguir! xD se eu tivesse uma máquina para fazer leite de soja já fazia eu o tofu, mas dá demasiado trabalho fazer o leite cá em casa :X

    Muito obrigada Orvalho do Céu! eheh eu também adoro avelãs, aliás, frutos secos em geral ^^' Ainda vou experimentar fazer uma mousse de manteiga de amendoim *.*

    beijinhos a todas!

    ResponderEliminar