domingo, 14 de agosto de 2011

O Melhor Bolo de Chocolate! (vegan)

Acho que as fotos não fazem jus ao magnífico bolo de chocolate que fiz para os anos da minha mãe. A sério, eu não fazia ideia que ia ficar tão bom! Estava eu cheia de medo, porque ainda por cima não o pude fazer em casa com os meus tão conhecidos utensílios. Só tenho a dizer que este bolo cresceu imenso, era fofo e muito húmido por dentro e derretia-se na boca (coisas que não estou nada habituada a ver em bolos sem ovos)... E não era nada enjoativo! Não digo que vá deixar de experimentar outros bolos de chocolate vegan, mas este claramente vai ficar em destaque :D

A receita tirei-a do blog Bitter Sweet que tem receitas fenomenais. Alterei algumas coisas, como queria um bolo pequeno fiz so 2/3 da receita (acabou por crescer!), em vez de colocar recheio optei por fazer uma maravilhosa cobertura (sinceramente o bolo é tão húmido que não precisa de recheio), e em vez de usar café usei Pensal misturado com água. Apesar de só ter feito 2/3 da receita vou colocar aqui a receita total porque os números ficam mais fofos e compreensiveis. Usei as medidas americanas (mais ou menos), 1 chávena corresponde portanto a pouco mais de 8oz e a cerca de 236ml.

Ingredientes p/ bolo:
  • 3 cháv. de farinha fina s/ fermento
  • 2 cháv. de açúcar amarelo
  • 1 cháv. de chocolate em pó
  • 2 cl sopa de linhaça moída
  • 1 1/2 cl chá de sal
  • 2 1/2 cl chá de fermento p/ bolos
  • 2 1/4 cl chá de bicabornato de sódio
  • 1 1/2 cháv. de leite
  • 1 1/2 cháv.  de água c/ Pensal (seguir as instruções da marca)
  • 2 cl sopa de vinagre
  • 2 cl chá de essência de baunilha
  • 1/2 cháv. de maionese vegan caseira ou de compra
  • 3/4 cháv de óleo
Ingredientes p/ cobertura:
  • 1 pacote de natas de soja
  • 100g chocolate branco vegan
  • 1 cl chá de farinha maizena
  • 1 cl sopa de leite de soja

Preparação:
Numa taça grande juntam-se os ingredientes secos e misturam-se bem até que não se possam distinguir uns dos outros. Noutro recipiente juntam-se os ingredientes líquidos todos e dá-se com a varinha mágica para os misturar bem.
Vão-se incorporando os ingredientes líquidos com os sólidos lentamente. Não se deve mexer esta mistura em exagero ou o bolo não vai crescer tanto! É preferível que fiquem alguns grumos por desfazer do que bater bem a massa.
Prepara-se uma forma com 23,5/24cm de diâmetro e coloca-se lá a massa. Leva-se a forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 35-45minutos - até se conseguir espetar um palito e este sair limpo.
Quando o bolo já estiver à temperatura ambiente, desenforma-se para um prato e prepara-se a cobertura. Levam-se as natas de soja ao lume até ferverem e depois junta-se o chocolate partido em pedaços. Quando começar a engrossar junta-se o leite de soja misturado com a farinha maizena e deixa-se engrossar a gosto. Deixa-se arrefecer um pouco e depois coloca-se por cima do bolo. Ainda cobri com um pouco de chocolate em pó, depois da cobertura solidificar no frigorífico durante umas horas.
Bom apetite!! Este bolo vale mesmo a pena fazer :D

7 comentários:

  1. Olá, querida
    Espero que tenha tido o melhor pai do mundo como o meu...
    Tenha um dia lindo e abençoado!!!
    Bjs fraternos de paz

    ResponderEliminar
  2. Olá! Este bolo deu-me água na boca, seria a sobremesa perfeita para o dia de ontem, aliás para qualquer dia! Os ingredientes são interessantes. Tenho pesquisado um pouco sobre culinária vegan na net e foi isso que levou-me ao parmesão vegano, que não é mais do que a mistura de levedura de cerveja, amêndoa moída, pão ralado, alho em pó e sal. No arroz ficou muito bom, agora vou experimenta-lo nas massas e outros pratos. Depois do teu comentário vi que não coloquei o link do blog de onde tirei a receita, que é o The love food, que se calhar já conheces, já corrigi a falha na publicação. Ainda não consegui encontrar livros de cozinha vegan e os de cozinha vegetariana usam muitos ovos e queijo para o meu gosto. Felizmente tenho a net e blogs como o teu para me inspirar! Este bolo vai ser o próximo de chocolate que farei, mas também reduzirei a receita, porque é enorme!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que delicia de bolo e ainda dizem que não se podem fazer coisas boas ao estilo vegan.....pura mentira pois só tens aqui tentações gulosas ultimamente,


    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  4. Querida Orvalho do Céu, adoro os meus pais, não podia ter melhores! Mesmo que as vezes não pareça ehehe ^^'

    Este bolo fica bem assim mas também como cupcakes ou algo do género ^^ mas sim a receita é enorme!! xD Também andei a ver livros de cozinha vegetariana e nunca comprei um pelo mesmo motivo: ovos. É algo que preciso sinceramente de reduzir na minha vida (e estou a consegui-lo) e parecem ser sempre imprescindíveis nesses livros. Não conheço esse blog, mas já estou a explorá-lo! É fantástico! E tenho de experimentar esse parmesão ehehe

    ehehe são as férias!! Culpo-as plenamente :X mas achava que não era possível fazer estes doces e bolos tão bons... ainda bem que fui experimentando! ^^

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Se há coisa que eu adoro é de um bolo de chocolate humido por dentro, ainda melhor se puder comê-lo com menos culpa... hei-de experimentar!

    ResponderEliminar
  6. eheh Anouska, fica muito bom! Experimenta mesmo... eu até já estou com saudades dele ^^'

    ResponderEliminar
  7. Um bolo diferente e alternativo aos demais amiga, obrigado pela gulosa sugestão e pela tua carinhosa participação,


    beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar