terça-feira, 9 de agosto de 2011

Panquecas com frutos silvestres (vegan)

Eu gosto de panquecas. Na verdade prefiro crepes, mas se não tenho jeito para fazer uma panqueca bonita, muito menos um crepe (nem tenho frigideira grande o suficiente para os fazer!). Portanto lá fui pesquisar receitas de crepes e panquecas e fiz um mix à minha moda que por acaso correu bastante bem :D as panquecas cresceram imenso e ficaram bem fofinhas, com sabor a... panquecas mesmo. Não me lembro do sabor das que levam ovos, mas estas de certeza que não ficam atrás, porque são super saborosas! Esta receita rendeu-me cerca de 15 panquecas, relativamente pequenas exactamente devido à frigideira.

Ingredientes:
  • 1 cháv. farinha (coloquei metade de trigo s/fermento e a outra metade de trigo integral assim com flocos)
  • 2 cl sopa de farinha de soja
  • 1 cl sopa de gérmen de trigo
  • 2 cl sopa de açúcar amarelo
  • 1/2 cl chá de sal
  • 1/2 cl chá de bicabornato de sódio
  • 1 cl chá de fermento em pó
  • 1 1/4 cháv. de leite de soja
  • 1 cl sopa de sumo de limão
  • 1 cl sopa de azeite
  • 1 cl sopa bem cheia de tofu
  • frutos silvestres a gosto (recomendo framboesas! deixam um sabor fantástico)

Preparação:
Juntam-se todos os ingredientes secos num recipiente e misturam-se bem. Por cima desfaz-se o tofu. Noutro recipiente misturam-se os ingredientes líquidos e reserva-se durante uns minutos para o leite coalhar.

Juntam-se aos poucos os ingredientes líquidos aos secos, usando a varinha mágica para ligar tudo muito bem. Deve ficar assim um creme espesso (se necessário juntar mais farinha, mas em princípio não é necessário).
Entretanto coloca-se uma frigideira grande ao lume (médio). Para ver se a temperatura está boa espalham-se umas gotinhas de água na frigideira, se estas começarem a dançar é porque está bom para se colocar a massa. Primeiro espalham-se umas gotas de azeite com um guardanapo e depois colocam-se mais ou menos 2 cl sopa de massa para fazer cada panqueca. Se for necessário alisa-se a massa com uma colher de sopa. Por cima colocam-se os frutos silvestres a gosto, pressionando um pouco.
Quando a massa apresentar uma boa quantidade de bolhas por cima (cerca de 2 minutos) viram-se as panquecas e fritam-se durante mais 1 - 2 minutos até dourarem do outro lado. Retiram-se para um prato (por cima de uma guardanapo para absorver a humidade), espalha-se novamente o azeite com o guardanapo (até para retirar eventuais excessos de massa ou sumo dos frutos) e coloca-se uma nova rodada de panquecas a fazer.

Serve-se quente/morno com doce ou simples, para quem gostar. Como não coloquei muito açúcar na massa, servi com doce de tomate por cima :) Bom apetite!

2 comentários:

  1. Olá, que delícia de panquecas, boas para um pequeno almoço tardio ou lanche! Pois é , ainda não experimentei o tofú, mas já o tenho cá em casa, é uma questão de dias:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Isto deu para tantas panquecas que foi praticamente um dia inteiro a alimentar-me disto xD (estava sozinha!) como não são doces usei umas sem frutos para acompanhar o resto da comida :X

    boa sorte com a experiência! ^^ eu no inicio quase não usava tofu, so agora me começo a aperceber da variedade de formas de como posso usá-lo!

    ResponderEliminar