quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Maionese vegan

Os molhos nunca são propriamente saudáveis... Mas quando se quer comer qualquer coisa mais pesadota, ao menos que se utilizem ingredientes caseiros! Ficam geralmente mais baratos e sempre sabemos com o que contamos. Não há que falhar nesta receita, fica uma maionese cremosa, saborosa e completamente sem ovos!

Ingredientes:
  • 1/2 cháv. de leite de soja
  • 1cl sopa de mostarda
  • 1 cl sopa de levedura de cerveja (opcional)
  • 1 dente de alho
  • 1 1/2 cl sopa de sumo de limão
  • sal a gosto
  • azeite/óleo

Preparação:
Num copo próprio para a varinha mágica verte-se o leite de soja e colocam-se também os restantes ingredientes, excepto o azeite ou óleo. Com a varinha mágica misturam-se bem todos os ingredientes anteriores.

Pouco a pouco vai-se deitando azeite ou óleo até a mistura ficar com a consistência desejada. Usei um pouco menos que 1 chávena. Por fim coloca-se sal a gosto.

4 comentários:

  1. Olá!Que óptima receita!Eu tenho comprado maionese vegetal e gosto muito, aliás todos cá em casa. Mas assim caseira é muito melhor!Obrigada pela partilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu por acaso foi das coisas que nunca procurei à venda xD Mostarda, sim. Ketchup, sim. Mas maionese é daquelas coisas que faço facilmente e nunca me preocupo muito com isso ehehe. Mas fica bastante boa e dura uma semana no frigorífico pelo menos (demorei esse tempo a gastá-la xD)

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Por acaso também andei a pensar em maionese este fim-de-semana, mas alterei tudo em cima da hora...inventei bués mesmo! Estive imparável :)
    Espreita lá no PPP quando puderes...
    Gostei do pormenor da levedura de cerveja na tua maionese. Não costumo pôr mas prá próxima não esqueço.
    Beijokas.
    Rute

    ResponderEliminar
  4. Ahaha! Chantilly vegan ^^ muito bom mesmo.
    Acho que a levedura dá-lhe um pouco do sabor tradicional. Mas agora vi umas receitas de outras maioneses menos calóricas que me apetece experimentar ehehe xD

    beijinhos

    ResponderEliminar