quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

De Volta com: Salsichas enroladas em couve lombarda



Estou de volta! Ou pelo menos, essa é a intenção. A pedido da família, tenciono por aqui as minhas receitinhas (de novo) e aproveitar, como é óbvio, para dar uma vista de olhos nos vossos blogs :)

Muita coisa mudou, desde a última vez que por aqui postei. Se se lembram, este blog foi iniciado era eu ainda estudante de enfermagem, a enveredar pelo mundo vegetariano de modo a manter uma alimentação mais saudável.

Entretanto terminei o curso de enfermagem... emigrei, vivo sozinha. E apesar dos bifes de vaca serem uma coisa terrível neste país, voltei a tornar-me na carnívora que era antes de iniciar este blog. Para além disso à cerca de um mês comprei uma Bimby. E agora não quero outra coisa!

Antes continuar com a receita, só para chamar a atenção que o conteúdo deste blog vai então mudar, com receitas diferentes e adaptadas à situação em que vivo. Espero que gostem e voltem a fazer-me companhia! E esperem mais novidades nos próximos posts, porque o que não falta são coisas novas :)


Salsichas enroladas em couve lombarda


Receita original do livro base da bimby, à qual fiz as minhas pequenas alterações (maioritariamente porque sou preguiçosa e gosto de fazer tudo ao mesmo tempo). Fica um prato saudável e muito saboroso, ideal para quem tem medo das verduras como eu. De notar que as salsichas frescas inglesas já vêm temperadas, ou pelo menos com um sabor bastante rico. São também pequenas, mas cozidas a vapor ganham mais uns 2 cm de comprimento.

Receita (para 2 refeições):

  • 4 salsichas frescas;
  • 4 folhas de couve lombarda;
  • 1 cebola média;
  • 1 cenoura pequena;
  • 1 tomate pequeno (opcional);
  • 2 dentes de alho;
  • 1 cl sopa de azeite;
  • 80g de arroz (usei Carolino, tenho quantidades industriais deste arroz!);
  • 1/2 folha de louro;
  • Sal e pimenta q.b.

Preparação:
Escaldam-se as folhas da couve em água a ferver e enrolam-se as salsichas, temperadas a gosto com sal e pimenta, segurando com um palito. Colocam-se na Varoma e reserva-se.

No copo da bimby deita-se o azeite, a cenoura, a cebola, o alho e o tomate se se utilizar e pica-se tudo 5seg/vel 5. Junta-se a folha de louro e programa-se 5min/Varoma/inversa/vel 1.

Adiciona-se 850g de água, coloca-se a Varoma com as salsichas e programa-se 8min/Varoma/inversa/vel 1. No fim deste tempo, retira-se a Varoma, tempera-se o caldo a gosto acrescentando mais água se necessário para fazer 800g de líquido, acrescenta-se o cesto com o arroz, novamente a Varoma e programa-se 17min/Varoma/inversa/vel 4.

No final deste tempo voilà! Tem-se as salsichas prontas, o arroz e ainda o molho para cobrir as salsichas.

Valores nutricionais por porção
Calories: 493
Carbs: 25
Fat: 23
Protein: 13
Sodium: 821
Sugar: 6

5 comentários:

  1. :D :D :D OMG OMG voltaste!!! O teu blogue era um dos meus preferidos, portanto podes imaginar o meu entusiasmo neste momento :)
    Fiquei triste por saber que imigraste... como tantos outros enfermeiros (espero que isso não tenha de acontecer à minha irmã, que está este ano a acabar o curso...).
    Mas boas noticias: Tens uma bimby!!! Estou cheia de inveja (da boa!) neste momento ^^ Ainda por cima, adoro salsichas com couve lombarda :)
    Beijinhos e bem vinda de volta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada por visitares e pelo comentário ^^
      Mas olha, não fiques triste. Sabes eu sempre quis vir para Inglaterra... Agora que vim mas estou sozinha é que me ponho a pensar duas vezes. Mas não estou arrependida. Gosto de viver aqui :) Só espero e poder trazer as pessoas que gosto para cá para continuarmos todos juntos. No entanto espero sinceramente que seja possível à tua irmã arranjar emprego aí ^^ e parabéns para ela!

      A bimby olha.. foi uma aquisiçao recente por vários motivos e necessidade. Vivo numa casa minúscula e não tenho espaço na cozinha para nada! Achei que usar uma só bimby para tudo fosse uma ajuda, e é!

      De novo, muito obrigada por tudo ehehe, pena eu já não ser vegetariana xD Continuo a tentar fazer comida saudável, mas agora por outros motivos e de formas diferentes :) Estou ansiosa por voltar a participar neste mundo! Beijinhos ;)

      Eliminar
  2. Ah, um aviso (podes apagar este comentário depois), o teu blogue esta sinalizado como malicioso. Para conseguir visitá-lo, tive de assinalar "prosseguir por sua conta e risco", penso que deves ter apanhado um virus ou qualquer coisa assim... Tenta ver disso! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hmm, não me aparece nenhum aviso, nem aos meus pais Será da tua firewall? O próprio google nao me diz nada do género, nem dá opções para modificar isto. Não sei :x

      Eliminar
    2. Deve ser então qualquer coisa aqui do meu computador! Eu vou carregando em prosseguir, pode ser que isto entretanto desapareça :P

      Eliminar