quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Crepes (vegan)

Tchan tchan!!!! Sempre adorei crepes, mas como nem eu nem a minha mãe temos muito jeito para os fazer... bem, não os fazemos. Mas acho que vou voltar a fazer, porque isto, meus senhores, como sobremesa ou pequeno-almoço... é uma delicia! Eu comi-os recheados de iogurte de soja e com topping de geleia de agave, o meu namorado foi com Compota de Melancia e com topping de iogurte de soja e a minha mãe foi com iogurte de soja e acompanhado de duas bolas de gelado de manga (vegan) que fiz especialmente para ela há uns dias atrás. ^^ Resumindo, ficamos todos satisfeitos, excepto o meu pai, que não gosta de crepes ehehe. Agora tou numa de acabar com eles barrando-os com creme de queijo fresco, yummi!

Digam-me lá senão ficaram com um aspecto de crepe? Daqueles que levam ovos e tudo! Mas estes, nem vê-los! Totalmente cholesterol free xD A receita é da Bryanna Clark, vejam-me aquele blog porque é uma delícia! Pena que ela às vezes utilize ingredientes raros por estes lados, como sal fumado, os substitutos de ovos vegan, o fumo líquido... Mas ainda hei-de arranjar-me para dar a volta a esses problemas. Vai aqui a receita que dá para cerca de 12 crepes. Mais uma vez as medidas são as americanas - 1 chávena leva cerca de 250ml.

Ingredientes:
  • 2 1/4 cháv. de leite de soja
  • 3/4 cháv. de farinha (metade farinha para bolos e metade farinha para pão. a receita original pede "pastry flour", mas acho que não existe por cá, e só se consegue substituir com metade de cada farinha. segundo a autora é a pastry flour que lhe confere a leveza característica dos crepes, mas quem quiser tentar com 1 só farinha que partilhe aqui o resultado :D)
  • 3/4 cháv de flocos de aveia moídos
  • 3/4 cháv. de tofu
  • 1/3 cháv. de farinha de soja
  • 1 1/2 cl sopa de açúcar
  • 3/4 cl chá de sal
  • 3/4 cl chá de fermento

Preparação:
Colocam-se todos os ingredientes num liquidificador ou numa taça, para bater com a varinha mágica, até ficar um creme.
Coloca-se uma frigideira sob lume médio-alto e unta-se com umas gotas de azeite (uso um guardanapo para espalhar). Coloca-se 3-4 colheres de sopa na frigideira e espalha-se rapidamente.
Quando a parte de cima ficar seca, vira-se o crepe com a ajuda de uma espátula e deixa-se mais 1 minuto.
Colocam-se os crepes dobrados por cima de um guardanapo para absorver a húmidade. Entre cada crepe volta-se a untar a frigideira com uma ou duas gotas de azeite.

Depois é preparar de acordo com a preferência de cada um. Podem-se guardar no frigorífico durante 2 a 3 dias ou congelar. Bom apetite!

5 comentários:

  1. Marta,
    Que crepes lindos, eu comia-os agora, estão deliciosos.
    Beijo.
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Muitissimo bons e sem ovos!
    Há muito que não faço crepes salgados, com recheio de molho branco e vegetais. Fica uma refeição muito especial.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderEliminar
  3. Amigs posso lhe afirmar que ficaram bem parecidas com as crepes que vão ovos. Ficaram lindas e pelo aspecto muito saborosas...bjos

    ResponderEliminar
  4. Os teus crepes tem muito bom aspecto e os recheios que usaram estão bem tentadores!Também não tenho muito jeito para fazer crepes, mas acho que existem umas frigideiras próprias com duas faces que tornam o trabalho mais fácil, mas eu ainda não encontrei uma que me agradasse...por isso não os faço!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ai Rute... fiquei com uma vontade agora de crepes salgados que nem imaginas eheheh :)

    Obrigada Josy! Já sabem, quando se virem na cozinha e com vontade de crepes, mas sem ovos no frigorífico... eheheh :D

    Lina, tenho de encontra-las! Comprei uma, mas o unico aspecto é ser mesmo larga, que assim dá para fazer um crepe maior. A dificuldade mantém-se :X

    beijinhos!

    ResponderEliminar