quinta-feira, 3 de abril de 2014

Chocolate de leite caseiro - de raíz!



Como grande parte da população feminina eu gosto de chocolate. Não sempre nem todos os dias, mas quando algo corre mal ou estou cansada, ou simplesmente estou esfomeada e ainda falta mais de 30 minutos para a refeição, não há nada que me saiba melhor que um pedaço de chocolate. Quando era mais nova abusava imenso deste doce. Agora, e como controlo o que como de modo a ter uma quantidade de coisas "doces" por dia, não tenho vontade de abusar em nada. Estou geralmente com a barriga confortada e sem vontade de comer a mais.

Mas para comer a quantidade de coisas que eu gosto, da maneira que eu gosto... cortar nas calorias dos alimentos é sempre uma boa opção. Em Portugal ando a comprar os chocolates da Canderel que utilizam adoçante em vez de açúcar, têm menos calorias e por isso posso abusar - só um bocadinho. Em Inglaterra andei a ver nos supermercados mas não encontro nenhum chocolate próprio para diabéticos, o que me deixou ligeiramente frustrada e me instigou a pesquisar o processo de fazer chocolate.

Curiosidades:
O chocolate de leite tem normalmente menos calorias do que o chocolate negro. O chocolate negro leva mais ou menos a mesma quantidade de chocolate, manteiga e açúcar, só não leva o leite, que técnicamente é o que diminui as calorias no geral. No entanto há marcas que utilizam leite condensado em vez do leite em pó, o que aumenta as calorias.

As sementes de cacau contêm tanto o cacau em pó como a manteiga de cacau. Desta forma só se deve adicionar entre 10 a 20% de manteiga de cacau ao chocolate. Engraçado que adicionar a manteiga diminui as calorias do chocolate.

O chocolate negro é também fácil de fazer sendo que um chocolate amargo 65% em 100g leva 65g de cocoa nibs e o resto em açúcar, com talvez 1 cl chá de manteiga de cacau para tornar o chocolate mais cremoso. Fica muito forte!

Chocolate de leite caseiro


É impossível fazer chocolate completamente de raíz na medida em que é quase impossível de deitar as mãos ao fruto. Nem às sementes... O melhor que encontrei na Amazon foram as sementes já tostadas e sem a pele - o que por um lado só me facilita as coisas!

Há várias formas de fazer chocolate. Esta, para ser sincera, é das mais caras, mas também me dá a satisfação de poder fazer o chocolate como se faz industrialmente (ou pelo menos de acordo como é explicado que se faz industrialmente... sabe-se lá o que metem nos chocolates hoje em dia!). Não é uma opção para quem queira poupar dinheiro, mas é uma experiência muito interessante, tanto a nível de produção de chocolates próprios para diabéticos, como de elaborar uma boa prenda para oferecer, sem corantes ou conservantes! Estes chocolates, feitos em casa, conseguem ficar tão bons como os de compra, o difícil é parar de comer após o primeiro!


Receita (para 300g):


  • 90g de cocoa nibs (sementes de cacau já tostadas e sem casca);
  • 60g de manteiga de cacau virgem;
  • 75g de leite em pó magro;
  • 1 vagem de baunilha;
  • 75g de adoçante;
  • sal.

Preparação:
No copo da bimby colocam-se as sementes de cacau, o leite em pó, o adoçante, um bocadinho de sal e as sementes da vagem de baunilha. Tritura-se tudo na vel 9, parando várias vezes para puxar o pó para baixo com a espátula, até começar a aglomerar-se em pedaços. Neste momento a temperatura já deve estar nos 50º. Junta-se a manteiga de cacau (que deve estar dura), e mistura-se na velocidade 5 até ficar um creme.

Retira-se o chocolate ainda quente para um recipiente e bate-se numa batedeira durante cerca de 15 minutos a 1h. Este processo 'conching', em português conchagem(??), serve para retirar o amargo das sementes do chocolates (sim.. elas são tão amargas com as do café). Também pode ser feito num almofariz, mas só para quem tem bons braços! Industrialmente pode ser feito durante horas ou dias.

Depois da conchagem o chocolate necessita de ser temperado, ou então não solidifica homogeneamente devido às gorduras. Para temperar o chocolate existem 3 formas:

- Coloca-se o chocolate uma bancada de mármore, e mexe-se com espátulas até o chocolate ficar uma pasta quase sólida.
- Enquanto o chocolate está ainda líquido, coloca-se raspas de um chocolate feito préviamente, e mistura-se até ficar quase sólido.
- Leva-se o recipiente onde o chocolate está ainda líquido para outro com água gelada e vai-se mexendo. Quando o chocolate deixar um rasto sólido na parede do recipiente, retira-se o recipiente para um pano e mexe-se até se incorporar tudo de novo, e volta-se a meter dentro da água fria. Repete-se este processo até o chocolate ficar numa pasta quase sólida - foi este processo que utilizei.

Por fim leva-se o chocolate a aquecer de novo, no microondas ou em banho maria, só até ficar líquido e deita-se nas formas. Li que convém deixar o chocolate solidificar à temperatura ambiente, pois o frio pode alterar as moléculas, mas presumo que quando o tempo estiver quente, uma ajudazinha nao fará mal. É só retirar da forma e servir!

Dica: Pode-se utilizar outros sabores para aromatizar o chocolate: desde canela, pimenta ou óleos de frutos. A essência de baunilha ou outros produtos com água acabam por estragar o chocolate, separando os ingredientes. Só se deve utilizar produtos em pó ou os respectivos óleos. Também se pode colocar frutos secos nas formas e colocar o chocolate por cima, para ficar com extra crunchiness!

Valores nutricionais por 100g - adoçante incluído
Calories: 439
Carbs: 21
Fat: 36
Protein: 13
Sodium: 2
Sugar: 13

Valores nutricionais por 100g - chocolate de leite Canderel
Calories: 443
Carbs: 32
Fat: 34.9
Protein: 7.7
Sodium: 0.2
Sugar: 9.9

Valores nutricionais por 100g - chocolate de leite Nestlé, clássico
Calories: 519
Carbs: 63.8
Fat: 26
Protein: 9
Sodium: 91
Sugar: 62.8

6 comentários:

  1. Este trabalho, como aliás os anteriores, suscita-me mais do que um comentário ou, de outra forma, um comentárioa mais do que um assuntos. Falemos do objetivo da receita, o chocolate. Não sendo possível para mim, a 2000 Km de distancia degustar o resultado da receita direi que visualmente é bastante promissor. Para quem conhece um pouco os efeitos sensoriais dos produtos quimicos (condimentos) utilizados direi que tens aí "una bellissima meraviglia"
    Mas o maior comentário a fazer vai para a tua esclarecida pesquisa no que respeita aos valores nutricionais, a eventuais custos de produção, propondo inclusivé alternativas para minorar gastos ou para diversificar sabores, assumindo uma pustura caracteristica de uma licenciada em nutrição ou em engenharia alimentar nom preparo de novos produtos a lançar no mercado. Dir-se-ia que, a tratar-se de um projeto de fim de curso terias uma nota perto da nota máxima.
    Bom trabalho, continua este blog, com a mesma eficiência e terás algo importante para deixar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Garanto que o chocolate é bom xD tenho tido um trabalhão enorme para evitar come-lo a todo de uma só vez ahahaha

      Beijinhos e obrigada :)

      Eliminar
  2. Muito interessante!! Gostei muito de saberes todas estas coisas :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada xD isto foi realmente mais uma experiência pela curiosidade que outra coisa, para ser sincera. Ainda tenho outras versões para experimentar! Mas a verdade é que esta fica muito saborosa.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. que otimo aspeto!!! Parabéns.
    Gabo-te a pachorra ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yaa... eu sei, há formas mais fáceis e baratas de fazer chocolate xD não sei se fica tão bom ou menos calórico que este, mas depois experimento e logo vejo. É bom poder acrescentar os teus sabores favoritos!! Tenho um óleo de creme... com um nome frances qualquer, e aquilo fica uma delícia no chocolate!!! :> So yummi.

      Eliminar